Funil de vendas e CRM são duas estratégias que se complementam no processo de jornada de compra do consumidor.
O CRM é a ferramenta que controla e gerencia todos os pontos de contato de um cliente com a marca, enquanto o funil de vendas (pipeline), é uma ferramenta que auxilia profissionais de marketing e vendas a guiarem um lead durante a jornada de compra.
Utilizar uma ferramenta de CRM, além de complementar a estratégia do funil de vendas, pode melhorar os resultados, aumentando as taxas de conversão e de fidelização de clientes.
O funil possui três etapas:
• Topo (aprendizado e descoberta)
• Meio (reconhecimento do problema e consideração da solução)
• Fundo (decisão de compra)
Nessa etapa, o cliente em potencial ainda não sabe que possui um problema. Ele ainda se encontra na fase de aprendizado e descoberta.
Ao criar conteúdos e estratégias para o topo do funil, o objetivo é mostrar ao público que ele tem uma necessidade que precisa ser resolvida.
O lead que chega nessa etapa já está consciente de seu problema ou necessidade.
Ele está pensando em algumas soluções. Entretanto, ainda não tem certeza se vale a pena adquirir o produto ou o serviço.
As estratégias para o meio do funil são focadas em otimizar a percepção de valor que o lead tem da empresa.
Se o lead chegou até aqui, é porque ele tem grandes chances de se tornar um cliente da marca.
Por isso, esse é o melhor momento para você dar um empurrãozinho e mostrar que o produto/serviço que a sua marca oferece é a melhor opção.
Uma boa ferramenta de CRM pode tornar o seu funil de vendas muito mais eficaz, reduzindo o ciclo de vendas e criando uma experiência de valor para o cliente.
Através do CRM, torna-se possível captar, analisar e organizar dados sobre cada consumidor.
O conhecimento sobre o comportamento e os hábitos do público-alvo é essencial na hora de desenvolver estratégias de marketing e de vendas.
Além disso, as informações podem ser centralizadas dentro da plataforma de CRM, o que facilita o compartilhamento de dados e a integração entre diferentes setores.
As informações, quando bem organizadas e utilizadas de forma estratégica, ajudam os profissionais a pensar em soluções para aumentar as vendas e otimizar os resultados da empresa.
Como você pode ver, combinar o funil de vendas e CRM é uma forma de melhorar a experiência do cliente e otimizar os resultados das ações de marketing.
Dentre os principais benefícios da combinação funil e CRM, podemos citar:
• Projeções de vendas mais realistas
• Integração com outras ferramentas de marketing
• Otimização do follow-up (acompanhamento de vendas)
• Automatização do envio de e-mails
• Acesso ao histórico de interações do cliente com as páginas virtuais da empresa
Funil de vendas e CRM: utilize as duas estratégias de forma conjunta e diminua o ciclo de vendas.
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