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Quais são os principais tipos de CRM?

As ferramentas de CRM focam na otimização da gestão comercial, experiência do cliente e automatização de tarefas que fazem parte da rotina dos times de marketing e de vendas.

Cada um dos tipos de CRM possui determinadas funcionalidades e recursos, que podem ser utilizados de acordo com os objetivos e necessidades da empresa.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos explicar melhor quais são os principais tipos de CRM do mercado e quais as vantagens de cada um deles:

Tipos de CRM de acordo com o setor

Aqui, podemos abordar três tipos diferentes de CRM:

CRM de vendas

Como o nome já diz, esse tipo de CRM tem como principal objetivo otimizar os esforços da equipe de vendas.

Desse modo, fica mais fácil realizar atividades referentes ao setor, como planejamento de vendas e definição de metas.

CRM de marketing

O software de CRM de marketing simplifica e otimiza todas as estratégias que uma empresa deve criar para fidelizar clientes e oferecer uma experiência de valor ao público-alvo.

A ferramenta agiliza o contato com o cliente, fazendo com que a comunicação ocorra de forma personalizada.

CRM de suporte

As principais funcionalidades do CRM de suporte agilizam o atendimento e ajudam os colaboradores a resolver as necessidades dos clientes de forma mais eficiente.

Cada um dos recursos disponíveis na plataforma irá ajudar a empresa a otimizar o atendimento. Dessa forma, ganha-se mais vantagem competitiva e os colaboradores conseguem agregar mais valor na experiência do cliente.

A falta de um atendimento de qualidade prejudica a gestão do relacionamento com o cliente, fazendo com que ele tenha uma experiência frustrante no site da empresa.

Por esse motivo, o CRM de suporte é fundamental para melhorar o relacionamento com o público-alvo.

Além disso, ele ajuda a integrar atividades de marketing e vendas.

Tipos de CRM de acordo com as funcionalidades

CRM analítico

O CRM analítico é mais focado na análise de dados dos consumidores. Os dados, no caso, são coletados e armazenados na plataforma.

Com os relatórios gerados, fica mais fácil analisar o perfil dos clientes e, dessa forma, criar estratégias de marketing segmentadas e personalizadas.

CRM operacional

O CRM operacional permite um suporte e atendimento muito mais rápido e otimizado.

Ele otimiza o trabalho das equipes de atendimento e de vendas. Quando bem utilizado, aumenta a taxa de conversão e de fidelização de clientes.

Ou seja, seus recursos são mais voltados para a comunicação com o consumidor em todas as etapas da jornada de compra.

CRM colaborativo

O CRM colaborativo integra diferentes áreas e setores.

O compartilhamento de informações é importante para alinhar objetivos e melhorar o atendimento.

CRM estratégico

O CRM estratégico possui recursos operacionais e analíticos, além de facilitar a colaboração entre equipes de diferentes setores.

Desse modo, ele é importante para analisar quais processos precisam ser aprimorados ou alterados.

Agora você já sabe quais são os principais tipos de CRM e suas principais características.

E se você deseja melhorar o atendimento e otimizar a gestão comercial, saiba que uma boa ferramenta de CRM vai ajudar e muito a sua empresa.

Afinal, através dela, torna-se possível aumentar a produtividade da equipe e oferecer uma experiência de valor para o público-alvo.

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