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Funil de vendas: o que é e principais benefícios

O funil de vendas, também chamado de pipeline, é uma ferramenta que representa a jornada do cliente. Desse modo, ele analisa todos os pontos de contato que o consumidor estabelece com a marca.

Cada etapa do funil ajuda a entender melhor o momento em que o potencial cliente se encontra.

Quando bem definida, a ferramenta consegue otimizar a jornada de compras e oferecer uma experiência de valor para o público-alvo.

Para você entender mais sobre o funil de vendas, continue a leitura. Vamos explicar como tudo funciona!

As 3 etapas do funil de vendas

A ferramenta costuma ser dividida em três etapas: topo, meio e fundo:

Topo de funil (consciência)

Esse é o momento da descoberta. Aqui, o cliente ainda não tem consciência de sua necessidade ou problema.

Ele está apenas em busca de novas informações, mas sem a real intenção de adquirir um produto ou serviço.

Nessa etapa, o ideal é produzir conteúdos educativos, que contenham as informações necessárias para despertar a curiosidade do lead.

Exemplo de conteúdo para o topo do funil: artigos, newsletters e podcasts.

Meio de funil (consideração)

No meio do funil, o usuário já está mais consciente de sua necessidade ou problema. 

Porém, ele ainda não sabe como resolver a questão e tem dúvidas se essa é realmente a melhor opção para resolver o seu caso. Por isso, ele está considerando várias soluções.

Para a segunda etapa do funil de vendas, você pode produzir conteúdos como e-books.

Fundo do funil (decisão)

O cliente já está preparado para tomar uma decisão importante. 

Portanto, nessa etapa, a equipe comercial pode dar aquele empurrãozinho para fazer com que o potencial cliente tome uma ação!

Os melhores conteúdos para oferecer aos leads que se encontram no fundo do funil são webinars e cases de sucesso.

Por que criar um funil de vendas?

O funil de vendas deve fazer parte de toda estratégia de marketing digital. Afinal, através dele, você consegue acompanhar e otimizar a jornada do cliente.

Quando bem utilizada, essa ferramenta irá criar uma experiência de valor para o cliente, desde o primeiro contato dele com a sua marca até o pós-vendas.

Dentre os principais benefícios do pipeline, podemos citar:

• Previsibilidade dos resultados

• Facilidade para identificar oportunidades de venda

• Otimização dos processos de gestão de vendas e de marketing

• Maior produtividade

Combine o seu funil de vendas com um CRM

O funil de vendas otimiza a gestão comercial da empresa e faz com que seja possível criar conteúdo mais relevante para a sua audiência.

E para obter melhores resultados, você pode utilizar um software CRM (Customer Relationship Management).

O CRM otimiza o processo de captura e armazenamento de dados relevantes sobre cada lead.

No funil de vendas CRM, as ações para cada etapa são baseadas nas informações estratégicas que se encontram na plataforma.

Assim, você consegue automatizar tarefas repetitivas e acompanhar toda a jornada do cliente em um único local.

O software de CRM tem como objetivo tornar o funil de vendas mais assertivo e eficiente.

E se você quer montar um funil de vendas para a sua empresa, aproveite para conhecer melhor o Gestor CRM!

Essa ferramenta possui várias funcionalidades para você acompanhar a jornada do cliente e criar estratégias para cada etapa do funil!

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