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CRM: como otimizar a gestão de clientes?

Quanto melhor a sua empresa gerenciar o relacionamento com os clientes, mais fácil será ganhar vantagem competitiva e fidelizar o público-alvo.

Atualmente, há uma grande preocupação dos negócios com o Customer Centric – uma prática empresarial em que o consumidor é colocado no centro das estratégias e principais decisões corporativas.

Para melhorar a gestão de clientes e aumentar as vendas, várias soluções tecnológicas foram desenvolvidas nos últimos anos. Uma delas é o CRM (Customer Relationship Management), que em português significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

O CRM é um software de gestão comercial que armazena dados relevantes sobre clientes e leads, como nome, e-mails trocados, interações com o site, entre outros.

Dicas para otimizar a gestão de clientes com um software de CRM

1. Trace objetivos de marketing e vendas

Antes de tudo, é importante analisar os principais objetivos da empresa.

O objetivo é conquistar novos clientes? Melhorar o número de vendas?

Defina bem os objetivos, para que assim, seja possível criar estratégias mais apropriadas com aquilo que a sua empresa realmente precisa.

Com as prioridades definidas, a equipe se tornará mais produtiva e alcançará melhores resultados, otimizando a gestão de clientes.

2. Use o histórico a seu favor

Um software de CRM armazena diversas informações importantes sobre os consumidores e seus hábitos, como você já sabe.

Esses dados poderão ser utilizados em diversas estratégias, como na hora de criar conteúdo para o funil de vendas, mandar um e-mail, entre outros.

Ao utilizar o histórico da forma correta, torna-se possível perceber tendências de compra e entender melhor o comportamento do cliente em potencial.

Aliás, essa é uma das principais vantagens do CRM. Como a ferramenta centraliza informações importantes, ela otimiza a gestão de clientes, tornando o processo de vendas mais personalizado e ágil.

3. Analise conversões do funil de vendas

O funil de vendas é um processo importante para as empresas que desejam acompanhar a jornada de compra do cliente.

Certamente, realizar esse trabalho de forma manual, é mais complicado.

Porém, com o uso de um software de CRM, fica mais fácil melhorar a gestão de clientes e monitorar as conversões do funil de vendas.

Analise cada etapa do funil (topo, meio e fundo) para ver quais são as taxas de conversão em cada uma delas.

Se perceber que os números estão baixos, vale a pena analisar novamente os hábitos de consumo do público-alvo e conversar com a sua equipe para definir novas estratégias.

4. Filtre as informações coletadas

Uma empresa precisa lidar diariamente com um grande volume de informações.

Mas nem todas elas são importantes. Por isso, é necessário filtrar as informações para entender quais clientes em potencial tem real interesse no seu negócio.

Dessa forma, você poderá otimizar a gestão de clientes e o processo de organização das informações.

5. Personalize o atendimento

Com as informações coletadas, você poderá otimizar a gestão de clientes e personalizar o atendimento.

A apresentação de produtos, serviços, ofertas e da sua empresa, de forma geral, deve estar de acordo com as preferências e necessidades dos consumidores.

Analise o funil de vendas e os hábitos de consumo para que assim, você crie e divulgue as estratégias no momento mais apropriado, de acordo com o perfil do consumidor.

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