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O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão comercial que registra e organiza todos os pontos de contato de um consumidor com o vendedor ou a empresa.
Quando bem utilizada, a ferramenta traz vários benefícios para o negócio e a equipe de vendas.
Porém, existem alguns erros comuns na implementação de um CRM que podem prejudicar os objetivos e as estratégias utilizadas pela sua empresa para o processo de fidelização do cliente.
Por esse motivo, resolvemos explicar quais são os erros comuns na implementação de um CRM. Continue a leitura e saiba mais!
Para implementar essa ferramenta na empresa, é importante ter processos e objetivos bem definidos.
Afinal, quais são os objetivos que o negócio pretende conquistar ao utilizar um CRM? Diminuir o ciclo de vendas? Melhorar a experiência do cliente?
Definir esses objetivos irá te ajudar a fazer melhor uso da plataforma e a conquistar excelentes resultados.
Não definir quem vai utilizar a ferramenta também é um dos erros comuns na implementação de um CRM.
Esse software possui vários recursos e um design bem intuitivo, feito para melhorar a experiência do usuário.
Mesmo assim, é importante preparar e treinar as equipes que irão utilizar a ferramenta no dia a dia. Desse modo, os profissionais envolvidos poderão usufruir ao máximo dos recursos disponíveis.
O CRM registra e armazena diversos dados relevantes para os usuários.
Entretanto, quando eles estão incompletos ou atualizados, o profissional pode ter dificuldade para encontrar consistência nas informações.
Portanto, é necessário fazer atualizações constantes, para que assim, os dados possam ser transformados em estratégias para o plano de ações.
Não atualizar e organizar os dados é um dos erros mais comuns na implementação de um CRM.
É através das métricas que a empresa poderá saber se a estratégia está trazendo os resultados esperados. Por isso, não estabelecer métricas é um dos erros mais comuns na implementação de um CRM.
Crie métricas para cada setor que irá usufruir dos recursos da ferramenta.
Dessa forma, você pode analisar melhor os resultados que o software está trazendo para a empresa.
Essa são algumas das métricas para verificar os resultados do CRM:
• Taxa de conversão
• Número de oportunidades no pipeline
• Valor de vida útil do consumidor (CLTV)
• Valor vendido na semana
Você já ouviu alguém falar que “CRM é tudo igual?
Na verdade, não é bem assim.
Uma boa ferramenta de CRM deve ter os recursos necessários para otimizar a gestão de clientes, organizar processos e melhorar a comunicação interna.
Todas essas questões fazem muita diferença na hora de oferecer uma experiência de valor para os clientes e melhorar a produtividade dos funcionários.
Agora você já sabe quais são os erros comuns na implementação de um CRM!
E se você está em busca de uma ferramenta completa, com recursos específicos e personalizados para a gestão comercial do seu negócio, conheça melhor o Gestor CRM.
Esse software é um dos mais completos do mercado e possui um design intuitivo, fácil de ser utilizado até mesmo por iniciantes.